sábado, 31 de julho de 2010

Negociatas e calorzinho



Boas... Já acedeu ao site? Está a visualizar a página toda? Ainda bem que sim, até porque vai começar já a ler o meu novo post. Vamos? Vaaaamos.

Primeiro queria pedir desde já as minhas desculpas pela falta de material no nosso blog, sabem como é... (“Como é?”) o pessoal vai de férias: praia; calor... vocês percebem.

Agora sim! O post vai começar definitivamente. Sente-se bem, largue esses sites manhosos e venha apreciar a minha opinião.

1º assunto – PORTUGAL ESTÁ A ARDER! AAAAH! Epa mas é todos os anos a mesma conversa, mas para quê tanto espanto? A mim espanta-me é como todos os anos ainda há reservas naturais; matas e afins para queimar... Mas pronto, com tanto fogo podemos tirar alguma ilações positivas como: É a única altura do ano em que os Bombeiros fazem algum (quando há uma urgência eles ficam a jogar as cartas nas ambulâncias, dai depois a demora); e também é quando se verifica um aumento dos tais “empregos de Verão”, ou seja, aparecem os incendiários.
Continuando por esta vertente mas para um plano mais internacional. Um serviço noticioso de um canal televisivo russo, deu como notícia que Portugal era um mau país para passar férias porque haviam muitos incêndios, agora passados alguns dias vim a saber que na Rússia também anda tudo a arder devido a uma vaga de calor ... Ora toma lá!

2º assunto – O pessoal vai passar todo de ano, tendo tudo nega! Iupy! É verdade isto que vos digo, Portugal... (contenção de risos) quer... (pfff) abolir com os chumbos (risos muito grandes). Vá ok ok, a Ministra quer apresentar trabalho, mas senhora Ministra governar não é a mesma coisa que escrever histórias sobre cinco jovens que têm várias aventuras por Portugal e Mundo fora sem pedirem licença aos país e que quando se metem em casos de Polícias nunca são intimados a depor quer na esquadra quer no tribunal por isso... tenha calma e não gaste muita gasolina do seu Audi.
Mas voltando à “vaca fria” esta ideia foi retirada do sistema de educação dos países nórdicos, que por sinal tem dado grandes resultados, a retenção de ano atinge no máximo 1% em países como a Filândia, Suécia, Noruega e Dinamarca.
Estes países são um exemplo para todos os outros, mas como é que um país como Portugal que tem problemas sociais, desemprego, corrupção e outras coisas igualmente graves pode ter políticas destas? Se fossemos um país estável tudo bem, mas não vejo razões para mudar o sistema de educação português.

3º assunto – A PT vendeu a operadora Vivo à Telefónica por 7,5 mil milhões de euros e no mesmo dia adquire 22,4% da operadora Oi (concorrente da Vivo no Brasil) por 3,75mil milhões de euros e ficando ainda com 4 mil milhões de euros em caixa.
Tudo indica que o negócio com a Oi teve “mãozinha” do nosso Primeiro Ministro português José Sócrates e do homólogo Brasileiro Lula da Silva. Com a compra desta operadora, Portugal continuará a ter um papel importante no sector brasileiro das telecomunicações. Agora o caro bloguer que está a ler o post com alguma atenção questiona-se: “O que é a Oi? É melhor ou pior que a Vivo? O que é que a PT vai fazer aos 4 mil milhões de euros que restam?”
Eu vou responder muito rapidamente às suas perguntas. A Oi é três vezes menos valiosa que a Vivo; é o principal operador da rede fixa do Brasil e a Vivo é a maior operadora de rede móvel; a Oi em 2009 teve receitas a rondar os 45,6 mil milhões de reais e a Vivo teve 17,3 mil milhões de reais e por fim a Oi tem 61,8 milhões de clientes (a maioria na rede móvel) já a Vivo tem 51,7 milhões de clientes, bom negócio? Veremos. A segunda pergunta, bem... será para encher os bolsos aos accionitas quer dizer é para investir! É isso... investir... erro meu.

Acho que podemos tirar uma conclusão sobre este post, e queria exemplificar a minha conclusão com um excerto de um poema de um poeta português muito conceituado:


“A fechadura da Rita,a fechadura da Rita,
que tem a porta fechada,que tem a porta fechada,
e de todas a mais bonita, quando não está
enferrujada,
e o Zé que tem a chave, e o Zé que tem a chave,
quando lá quer entrar,quando lá quer entrar,
mete a chave e tira a chave,todo o dia sem parar”




Abraços

domingo, 18 de julho de 2010

Assunto para dar e vender

Eu: “Olá, está tudo com calor?”
Bloguer: “Sim!”
Eu: “Não quero saber...”

Depois de ter escrito uns certos posts muito fraquinhos, resolvi vir ao blog e escrever um post ainda mais fraco.
É característico nos meus posts misturar diversos assuntos, uma espécie de sopa com vários ingredientes, vamos lá por o primeiro ingrediente no tacho:

O PSD tem ideias para o país! Oba! Pois é, o maior partido de direita pôs o pequenito cérebro a funcionar. Umas das ideias é dar o poder ao Presidente da República a demitir o Governo e não apenas a dissolver a Assembleia da República, com esta ideia os deputados asseguram o seu lugarzinho bem bom na A.R (valentes!); outra das grandes ideias é a criação do Conselho Superior da República, este conselho é formado por ex-Presidentes da República e por ex-presidentes dos tribunais superiores, têm como função principal filtrar as nomeações de todos os cargos importantes para a “construção” do Estado como por exemplo, o procurador-geral da República e os presidentes das entidades reguladoras.
Se formos a ver bem este órgão é a mesma coisa que estes indivíduos já fazem na TV, ou seja, resumindo e concluindo... o povo vai ter que pagar mais uma reforma para estes ilustres personagens só para andarem a mandar bitaites; a terceira e última ideia... bem... a outra não interessa porque não tem piada, estou apenas a ser sincero.

Outro tema quente é o alargamento da CPLP, parece que há mais países que têm a língua portuguesa como língua principal como Guiné Equatorial; Austrália; Ucrânia; Suazilândia; Indonésia e Luxemburgo e era tão óbvio que não sei como nós (povo) não nos demos conta disto. Pronto eu percebo que Luxemburgo entre, até porque quase metade da população deste país é portuguesa tem quase tantos como Cabo Verde, por isso tem o meu apoio. Portanto em vez de entrarem estes países que não têm nada a ver com Portugal eu escolheria outros como: Suíça, França, Canadá, Venezuela, África do Sul e os Açores. Estes sim, são países que os portugueses se identificam. Eu sei que estou a ser muito ingénuo, e é óbvio que estes países “estranhos” só querem o petróleo, mas o humor é assim, temos que exagerar.

Como posso eu esquecer do grandioso autarca Isaltino Morais? Pois é, a Relação de Lisboa mandou, vejam bem, repetir o julgamento. O homem não anda a praticar corrupção no concelho de Oeiras, o senhor só anda a tirar o dinheiro que está a mais! Sustento a minha ideia quando me deparei para a capa de um certo jornal que a Câmara Municipal de Oeiras aprovou torres de trinta andares à beira-Tejo. Senhores juízes o Dr. Isaltino é completamente inocente.
Por falar em inocentes e isso, parece que um ex-professor de Sócrates no curso de arquitectura na Universidade Independente (actualmente fechada, parece que mesmo a trabalhar ao Domingo não se safou) conseguiu entrar como associado do Estado da Faculdade de Arquitectura de Lisboa, três anos depois de ter sido chumbado por não ter currículo, por outras palavras... incompetência. Não sou “má língua” mas depois de um dos catedráticos ter dito que o relatório deste professor fora o pior que lera na vida e que nada tinha mudado, faz-nos pensar o porquê então desta nomeação. Deve ter sido ajudas divinas.

Depois de tantos disparates apetece-me ir dormir e é o que vou fazer. Adeus e até amanhã, não tenham pesadelos com o meu post... Ciao

terça-feira, 13 de julho de 2010

Pai Paiii, quero um carro novoo!

Calma, calma, ouçam esta, é mesmo muito boa:

"-Estamos em crise pessoal!
- wowoow, não pode ser? A serio, ainda não tínhamos reparado. As prestações dos empréstimos à habitação ainda não aumentaram; o IVA (Isto Vai Afundar), ainda não aumentou; Combustível, Água, Luz, etc. também ainda não aumentou nada!"

Boas, hoje venho aqui demonstrar um pouco da minha indignação para com o governo, ao que parece segundo dados do governo (que é o que menos afirma este facto), do Banco Central Europeu e de outras instituições da área económica, Portugal está em crise. Eu, para vos ser franco, desconfio um bocadinho... Portugal está em crise não! 90% de Portugal está em crise, assim é que devia ser anunciado, ou seja, a função pública, os operários fabris, os reformados pela caixa, os agricultores, esses sim, estão em crise.
Até porque o significado de crise é uma construção cultura e carece de um carácter modificativo, porque aquilo que é uma crise em Portugal, na China ou no Congo é uma oportunidade de negócio.
Mas deixando politiquice à parte, juntando a minha indignação, com um bocadinho de crise e dois ou três pauzinhos de canela, verificamos realmente o que eu acabei de afirmar. O que eu quero dizer com isto é que, mesmo estando nós, povo Português em crise, o Governo acha por bem e depois de tanto discurso sofredor, renovar a frota automóvel!
Meu caro bloguer, não foram 2, nem 3, nem 4, mas sim 922 carros topo de gama, novinhos em folha, em cerca de 2 anos, para esses camelos que tinham carros semi-novos, com aproximadamente 2 ou 3 anos. Ao menos que vendessem os antigos para amortizar a compra, mas não, o mais absurdo é que, um dos pontos do Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) é, por cada nova viatura adquirida o Estado tem de levar para abate 3 carros. Absurdo! Isto já para não falar do valor astronómico que esta rubrica, nas contas do estado, apresenta, que são nada mais nada menos que 7,7 milhões de euros, o que representa trocos para estes meninos.

Eu não sou muito agarrado ao dinheiro, mas para zelar pelo bem estar dos nossos políticos e actuando de uma forma mais contida nos gastos com o dinheiro que é dos outros, não teria sido melhor comprar uma frota novinha em folha, cheia de extras e com um ano de revisão pago, mas de bicicletas?
Deixo aqui a minha duvida no ar. Até um dia destes.

Paul faz nova previsão

Saudações! Hoje não o vou chatear, até porque só vim mesmo para deixar a nova e ultima previsão do polvo mais famoso do planeta (não... não é o polvo da face oculta, tenham calma), estou a falar pois está claro do polvo Paul que depois desta previsão vai saltar para o tacho.
Depois de ter acertado 8 vezes em 8 jogos do Mundial, Paul foi confrontado com um desafio, "quem vai ser campeão de Portugal?", será que vai ser o S.C.P (Sporting Clube do Porto) ou o S.L.B (Sport Lisboa e Benfica) aqui fica a resposta...

Adeus e prometo que no próximo post não falo de futebol, a não ser que o Sporting comece a jogar todo de azul ou o Roberto mande outro frango.



domingo, 11 de julho de 2010

Imagem da Semana



Festival de San Fermín, Pamplona (2010)

MOCHE! O moche tava tão bom que até o toiro entrou.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Enterramos Deveras Portugal - EDP

Eeeeeddppppp.... hummm ta boa!

Bom, boa tarde pessoal, como é que vai isso? Tudo na linha? Isso é que e preciso.
Ao que parece, a EDP em parceria com a RTP, realizou um concerto com os ilustres cantores e convidados, Mariza e Paulo Gonzo, na famosa barragem do Alqueva. Pois bem, é do conhecimento de todos nós as mudanças nas altas taxas de electricidade, nos consumos absurdos de energias que existem no nosso país, no preço relativamente (é só um bocadinho, também não é assim muito, são só... desculpem ainda não consegui encontrar nos sites quer da EDP, quer da empresa que regula o mercado da energia, a ERSE, mas dêem-me só mais um segundinho que já vós digo) altos da nossa energia.

Mas calma, meus amigos, a EDP tem a solução para todos os nossos problemas energéticos.... é qual? é qual? Perguntam vocês.

Baixar as tarifas da electricidade? Não.
Abrir o mercado energético além fronteiras? Não... alguma vez, o Sócrates não deixava!
Utilizar meios que consumam menos energia e assim baixar um pouco o preço ao consumidor final? Epahhh NÃOO! Puxaa que vocês não pescam nada disto.

Como é lógico, a solução é realizar concertos nos locais onde a EDP e a ERSE lesou mais os clientes como foi o caso do Alqueva, em que para o interesse nacional e de todos os habitantes da zona, destruiu-se uma aldeia inteira e a periferia, para a construção de uma barragem. E julgam que trouxe menos dependência do estrangeiro de energia, ou baixou o preço da electricidade? Não meus caros bloguers, antes pelo contrario que a cotação em bolsa da EDP neste momento já vai em -1,68%.
Só vos digo uma coisa meus amigos, eu já dei um jeito aqui a minha sala, já mandei vir um sistema de som porreiro, porque da maneira como a EDP me anda a gamar, dá-me ideia que o próximo concerto é em minha casa!

Cumprimentos e tal e se quiserem podem aparecer no concerto.


P.S: ahh é verdade, em relação aos preços da electricidade que eu prometi que vos fornecia, devido a confusão ou falta de simplificação dos dadores de deste tipo de informação, façam o seguinte, seguiam estes passos que chegam la e tentem perceber:


Depois façam o download do ficheiro para consumidores finais. (Eu disse que não era fácil)

terça-feira, 6 de julho de 2010

Um bocadinho de actualidade

Olá pessoal honesto, tudo bem? Vocês não me devem conhecer em filmes como “Pirata das Caraíbas” ; “E Tudo o Vento Levou” ou até mesmo “Star Wars” até porque não entrei em nenhum deles apesar se ser um rapaz bem talentoso.

Hoje vim aqui para conversar consigo, criar laços com o Sr.(a) Bloguer, não venho para aqui ofender ninguém como por exemplo: chamar incompetente ao Queiroz ou ladrão ao eng. Sócrates, pois se o fizesse teria grandes problemas.
O português só agora é que descobriu que o governo promulgou medidas de austeridade; que o IVA aumentou; que a PT quase vendeu a representação da Vivo á Telefónica e que agora a empresa portuguesa poderá fundir-se com a OI e que a Fátima Lopes vai sair da SIC.

Pois é senhor(a) bloguer o país entrou em colapso e não sei como é que nós vamos recuperar o país, pois agora sem a Fátima Lopes na televisão como é que vamos resolver os nossos problemas? ela conseguiria ajudar-nos. Sei que poderíamos pedir ajuda a Tia Júlia, mas não é a mesma coisa, ela não tem a árvore das patacas e um velhinho com a mão espetada no recto de um pato…

Sobre o este grande alarido da “Golden Share” que o Governo detém na PT, eu concordo com o uso desta “ferramenta” para tentar proteger os interesses nacionais. Óbvio que a Telefónica também não é parva, pois a VIVO é a maior operadora Sul-americana que tem milhões e milhões de clientes por ano, mas temos que ver que a venda da representação da PT iria trazer alguns problemas a níveis de futuro a longo prazo da empresa nacional. Problemas esses que se verificariam a nível de desemprego, a empresa teria que dispensar milhares de trabalhadores; outro dos problemas seria o problema de desenvolvimento tecnológico da empresa.
Mas o facto é que a empresa não vendeu, é certo que houve intervenção do Estado, mas a empresa tem que ter visão a longo prazo. Não nos podemos esquecer que o Brasil vai acolher duas provas muito importantes a nível global, falo pois do Mundial de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Com estes eventos a PT poderia encaixar milhares e milhares de Euros, talvez mais do que iria receber agora.
No meu ponto de vista era óbvio que os accionistas estavam a par destes factos, mas como o dia de amanhã neste país nunca é certo, é claro que os accionistas aceitaram para poderem ter o seu futuro garantido. Mas o que me mais me intriga é que nunca mais veremos o Sr. Moita Flores a comentar casos criminais na Fátima… (Pode ser que ele vá finalmente trabalhar para a Câmara Municipal de Santarém)

Outro assunto… A mítica largada de toiros de Pamplona está de volta, eu nunca percebi muito bem esta coisa… Mas só que não faz muito sentido milhares de pessoas a fugirem de toiros, bovinos esses que não trazem os cornos protegidos. Portugal também tem uma largada mas só que em vez de ter toiros tem cobradores de impostos, é muito idêntico. Talvez o Slapsticks faça um sketch sobre isso (quando houver dinheiro).

Bem... Como diria uma certa música “já não tenho mais assunto para escrever” e assim me despeço de luto pelo pato Donaltim.

Abraço bem aconchegado!

Viagem no tempo e no espaço

Então caro leitor, está bomzinho? Não?! C'est pas possible? Temos pena que eu também não... Num País como este quem é que se atreve a andar bem humorado? Sim, porque hoje em dia, qualquer sinal de felicidade no rosto de um pobre inocente Português, é logo motivo de desconfiança por parte do Estado, não vão "eles" pensarem que andamos a fugir ao fisco ou assim.

Bom, o que me tráz aqui hoje é o seguinte... Isto é um escândalo meus amigos!! Uma pessoa fica afastada dos sítios algum tempo e tudo já não é como era... Estou irritado? Pois claro que estou irritado! Queria que estivesse como?
Mas calma, deixem-me introduzir-vos no tema em questão e depois sim, pensem sobre o assunto.
Devido a minha vida académica (estudo, não pensem noutras coisas), estive ausente da terra onde fui criado, Tomar, por um período de 2 meses. Lisboa, em si, nunca foi uma das minhas cidades preferidas para viver, considero-a um pouco desorganizada, só obras, ruas cortadas, transito descomunal... Enfim, uma série de factos que me levam a sufocar viver aqui. Mas meus amigos, para quem já não ia a Tomar há algum tempo, uma revolução passou por lá de certeza... Uma vez que fui mostrar a cidade a minha namorada, estava à espera de encontrar uma cidade calma, com muito verde, alegria, (não é que alguma vez tenha existido isso lá) onde pudesse ganhar energias agora para as ferias. Errado! Se a memória não me falha, das lembranças que tenho de ontem, posso aqui conferenciar-lhes que aquela cidade tem mais buracos que Lisboa, ruas com sentidos trocados, obras por todo o lado, um calor que não se aguenta (o termómetro do carro parado ao sol marcava 51!!), já para não falar das pessoas que mudaram um bocado... não os meus amigos, que esses continuam na mesma.

Dou-vos como exemplo este acontecimento: Reconstrução, pela quin... se... bem não sei, talvez seja pela décima nona vez, da rotunda principal de Tomar. O que aconteceu foi o seguinte, ao que parece, surgiu um muro do lado da fábrica Mendes Godinho, que ninguém assume as responsabilidades do seu aparecimento... Calma la! Eu não tenho muitos anos de vida, mas julgo que as coisas para serem feitas tem de ser primeiro pensadas, planeadas, projectadas e por fim executadas. Alguém com dois palmos de testa consegue explicar-me como e que numa obra publica surgem muros assim do nada?? Pelo que li e ouvi, o arquitecto da obra diz que não projecto o dito muro, o engenheiro responsável diz que não mandou executar a construção desse muro, um ou dois trolhas, em declarações ao slapsticks forum, dizem quem não meteram as mãos nessa parte da obra! Bom, só me resta dizer que foi obra do acaso... E se assim foi, é mete-lo em tribunal, porque o acaso não pense que se livra assim, sem mais nem menos, do facto de ter construído uma casa de banho publica no meio de Tomar.

Sinceramente, fiquei um bocado desiludido com o regresso a Tomar... Mas pronto, espero que lá para 2190 aquilo esteja melhor...

Abraços e Beijinhos! shelap shelap

domingo, 4 de julho de 2010

Politik Machen



Saudações caros bloggers, hoje apresento-vos a rubrica do convidado especial. Apresento-vos Virgílio Alves, um grande amigo meu que se disponibilizou a fazer um post para o Slapsticks. Como é óbvio, o grupo agradece e, amigos, garanto-vos que não será a ultima vez que o temos por cá.


"Quem sabe, sabe, e aqueles que sabem o que quer dizer "politik machen", é que sabem. Claro que o 'tuga menos experiente em alemão está a pensar que "politik machen" deve ser algum assopro menos próprio à política, nestes dias é o que está a dar, achincalhar os políticos deste país, mas não é isso que estou a fazer (embora me apetecesse como todas a forças que me restam), sim porque o IVA já me levou mais algumas, leva-me 6% nas forças básicas e primárias, indispensáveis, 13% no livro "Como ter força para tótós" e ainda 21% no Ferrari dos meus sonhos. Enfim, tudo somado ainda me leva mais 1% do Magalhães que tive de ir comprar para fazer esta conta, e olhem que a calculadora do Magalhães dá resultados certíssimos, diz que " SOMA = É SÓ FAZER AS CONTAS". Polémicas à parte, o que é preciso é "Politik Machen" - Fazer política, tudo é fazer politica, nas cantigas ao vento, nos assaltos à mão desarmada e legal aos nossos bolsos, no aperto do cinto (que já vai no vigésimo-sexto buraco, mais um e já dei a volta, já vejo a fivela).
Para estúpidos governos, estúpidos eleitores. Mas já não sabiam que votar no 'Sócras ía dar nisto?! Ah por causa da Manela, Ah o Pedro Paços Fedelho é fixe e tal, vamos todos a correr votar nele. O quê? A sério nenhum presta? São todos iguais? Mas como é que sabem, já os viram actuar? Ah deduzem!? A única dedução que vejo é a dedução dos salários.
É parecido com a canção dos "Loucos de Lisboa":

Agora transformada em os "Chulos de Lisboa":

São os chulos de Lisboa
Que nos fazem duvidar
Dão-nos trabalho precário
E vêm ao bolso roubar.

Mas é preciso fazer negociar, fazer politica, que o país não pode estar parado, ainda para mais quando a Selecção já voltou e foram retiradas as palas aos olhos da nação, férias mais curtas para aqueles que vivem do áureo e imaculado trabalho do roubo em larga escala, seja nos bancos ou nos outlets.

Até porque em Portugal se alcançam grandes feitos, por exemplo, anda meio mundo a sustentar outro meio, cá andam 1% a chular os outros 99%. Mas no fim ninguém se chateia, Politik Machen, que a procissão vai no adro.

No fim de contas:

Não temos dinheiro? Politik Machen!
Não temos trabalho? Politik Machen!
Sobem os impostos? Politik Machen!
Fecham-se as urgências? Politik Machen!
Não há educação? Politik Machen!
O Papa vem cá? Politik Machen!
A Selecção perdeu? Poli...han..isso é que não...
Virgílio Alves"


Desde já o Slapsticks agradece o post e aconselha também aos caríssimos bloggers a visitarem o blog deste nosso conterrâneo caso estejam interessados. http:// thomar-vrbe.blogs.sapo.pt/