terça-feira, 6 de julho de 2010

Viagem no tempo e no espaço

Então caro leitor, está bomzinho? Não?! C'est pas possible? Temos pena que eu também não... Num País como este quem é que se atreve a andar bem humorado? Sim, porque hoje em dia, qualquer sinal de felicidade no rosto de um pobre inocente Português, é logo motivo de desconfiança por parte do Estado, não vão "eles" pensarem que andamos a fugir ao fisco ou assim.

Bom, o que me tráz aqui hoje é o seguinte... Isto é um escândalo meus amigos!! Uma pessoa fica afastada dos sítios algum tempo e tudo já não é como era... Estou irritado? Pois claro que estou irritado! Queria que estivesse como?
Mas calma, deixem-me introduzir-vos no tema em questão e depois sim, pensem sobre o assunto.
Devido a minha vida académica (estudo, não pensem noutras coisas), estive ausente da terra onde fui criado, Tomar, por um período de 2 meses. Lisboa, em si, nunca foi uma das minhas cidades preferidas para viver, considero-a um pouco desorganizada, só obras, ruas cortadas, transito descomunal... Enfim, uma série de factos que me levam a sufocar viver aqui. Mas meus amigos, para quem já não ia a Tomar há algum tempo, uma revolução passou por lá de certeza... Uma vez que fui mostrar a cidade a minha namorada, estava à espera de encontrar uma cidade calma, com muito verde, alegria, (não é que alguma vez tenha existido isso lá) onde pudesse ganhar energias agora para as ferias. Errado! Se a memória não me falha, das lembranças que tenho de ontem, posso aqui conferenciar-lhes que aquela cidade tem mais buracos que Lisboa, ruas com sentidos trocados, obras por todo o lado, um calor que não se aguenta (o termómetro do carro parado ao sol marcava 51!!), já para não falar das pessoas que mudaram um bocado... não os meus amigos, que esses continuam na mesma.

Dou-vos como exemplo este acontecimento: Reconstrução, pela quin... se... bem não sei, talvez seja pela décima nona vez, da rotunda principal de Tomar. O que aconteceu foi o seguinte, ao que parece, surgiu um muro do lado da fábrica Mendes Godinho, que ninguém assume as responsabilidades do seu aparecimento... Calma la! Eu não tenho muitos anos de vida, mas julgo que as coisas para serem feitas tem de ser primeiro pensadas, planeadas, projectadas e por fim executadas. Alguém com dois palmos de testa consegue explicar-me como e que numa obra publica surgem muros assim do nada?? Pelo que li e ouvi, o arquitecto da obra diz que não projecto o dito muro, o engenheiro responsável diz que não mandou executar a construção desse muro, um ou dois trolhas, em declarações ao slapsticks forum, dizem quem não meteram as mãos nessa parte da obra! Bom, só me resta dizer que foi obra do acaso... E se assim foi, é mete-lo em tribunal, porque o acaso não pense que se livra assim, sem mais nem menos, do facto de ter construído uma casa de banho publica no meio de Tomar.

Sinceramente, fiquei um bocado desiludido com o regresso a Tomar... Mas pronto, espero que lá para 2190 aquilo esteja melhor...

Abraços e Beijinhos! shelap shelap

1 comentário:

Virgilio Alves disse...

Caro colega da World Wide Web, já há muita teoria.
1. O arq.º sem crer descreveu duas linhas paralelas.
2. Como há muito a lamentar em Tomar, trata-se du réplica moderna do Muro das Lamentações (note-se as janelinhas para colocar as mensagens).
3. Com o calor que se faz sentir, nãao faz sentido um WC coberto.
4. Promover a arte através de grafitte.
5. Agora é moderno (arquitectura contemporânea) colocar muros e escadas, quanto mais obtusas forem as obras melhor.
6. Plano secreto, de que faz parte de um mega Muro de Tomar (Ref a Berlim) para quando o casamento PS-PSD terminar se dividir entre Tomar Leste e Tomar OESTE (reparem que já estão nas placas dos IC's).

A propósito, o facto de Tomar estar como está é que na verdade estamos e preparar-nos para comemorar os 70 anos da tomada de Berlim em 2015 e para tal temos que evocar o ambiente (isto é, tudo partido).

Continuação de bom trabalho. VMAA