sábado, 31 de julho de 2010

Negociatas e calorzinho



Boas... Já acedeu ao site? Está a visualizar a página toda? Ainda bem que sim, até porque vai começar já a ler o meu novo post. Vamos? Vaaaamos.

Primeiro queria pedir desde já as minhas desculpas pela falta de material no nosso blog, sabem como é... (“Como é?”) o pessoal vai de férias: praia; calor... vocês percebem.

Agora sim! O post vai começar definitivamente. Sente-se bem, largue esses sites manhosos e venha apreciar a minha opinião.

1º assunto – PORTUGAL ESTÁ A ARDER! AAAAH! Epa mas é todos os anos a mesma conversa, mas para quê tanto espanto? A mim espanta-me é como todos os anos ainda há reservas naturais; matas e afins para queimar... Mas pronto, com tanto fogo podemos tirar alguma ilações positivas como: É a única altura do ano em que os Bombeiros fazem algum (quando há uma urgência eles ficam a jogar as cartas nas ambulâncias, dai depois a demora); e também é quando se verifica um aumento dos tais “empregos de Verão”, ou seja, aparecem os incendiários.
Continuando por esta vertente mas para um plano mais internacional. Um serviço noticioso de um canal televisivo russo, deu como notícia que Portugal era um mau país para passar férias porque haviam muitos incêndios, agora passados alguns dias vim a saber que na Rússia também anda tudo a arder devido a uma vaga de calor ... Ora toma lá!

2º assunto – O pessoal vai passar todo de ano, tendo tudo nega! Iupy! É verdade isto que vos digo, Portugal... (contenção de risos) quer... (pfff) abolir com os chumbos (risos muito grandes). Vá ok ok, a Ministra quer apresentar trabalho, mas senhora Ministra governar não é a mesma coisa que escrever histórias sobre cinco jovens que têm várias aventuras por Portugal e Mundo fora sem pedirem licença aos país e que quando se metem em casos de Polícias nunca são intimados a depor quer na esquadra quer no tribunal por isso... tenha calma e não gaste muita gasolina do seu Audi.
Mas voltando à “vaca fria” esta ideia foi retirada do sistema de educação dos países nórdicos, que por sinal tem dado grandes resultados, a retenção de ano atinge no máximo 1% em países como a Filândia, Suécia, Noruega e Dinamarca.
Estes países são um exemplo para todos os outros, mas como é que um país como Portugal que tem problemas sociais, desemprego, corrupção e outras coisas igualmente graves pode ter políticas destas? Se fossemos um país estável tudo bem, mas não vejo razões para mudar o sistema de educação português.

3º assunto – A PT vendeu a operadora Vivo à Telefónica por 7,5 mil milhões de euros e no mesmo dia adquire 22,4% da operadora Oi (concorrente da Vivo no Brasil) por 3,75mil milhões de euros e ficando ainda com 4 mil milhões de euros em caixa.
Tudo indica que o negócio com a Oi teve “mãozinha” do nosso Primeiro Ministro português José Sócrates e do homólogo Brasileiro Lula da Silva. Com a compra desta operadora, Portugal continuará a ter um papel importante no sector brasileiro das telecomunicações. Agora o caro bloguer que está a ler o post com alguma atenção questiona-se: “O que é a Oi? É melhor ou pior que a Vivo? O que é que a PT vai fazer aos 4 mil milhões de euros que restam?”
Eu vou responder muito rapidamente às suas perguntas. A Oi é três vezes menos valiosa que a Vivo; é o principal operador da rede fixa do Brasil e a Vivo é a maior operadora de rede móvel; a Oi em 2009 teve receitas a rondar os 45,6 mil milhões de reais e a Vivo teve 17,3 mil milhões de reais e por fim a Oi tem 61,8 milhões de clientes (a maioria na rede móvel) já a Vivo tem 51,7 milhões de clientes, bom negócio? Veremos. A segunda pergunta, bem... será para encher os bolsos aos accionitas quer dizer é para investir! É isso... investir... erro meu.

Acho que podemos tirar uma conclusão sobre este post, e queria exemplificar a minha conclusão com um excerto de um poema de um poeta português muito conceituado:


“A fechadura da Rita,a fechadura da Rita,
que tem a porta fechada,que tem a porta fechada,
e de todas a mais bonita, quando não está
enferrujada,
e o Zé que tem a chave, e o Zé que tem a chave,
quando lá quer entrar,quando lá quer entrar,
mete a chave e tira a chave,todo o dia sem parar”




Abraços

Sem comentários: