sábado, 15 de maio de 2010

Agora não cumprimento ninguém! Desculpem lá… há momentos assim.

O tema que me trás, passados poucos minutos de ter publicado um post, é o seguinte:

Exames de Matemática do 6º Ano de Escolaridade.

Pois é, ao que parece e segundo o que ouvi pelas vozes do matemático Nuno Crato e do Excelentíssimo Senhor Presidente da minha faculdade (desculpem o exagero, mas preciso de acabar o curso), o Professor Catedrático João Duque, foi uma vergonha e risada.

Reparem nas questões propostas aos alunos com cerca de 12 anos de idade:


Bem, meus amigos, ou sou eu que estou a ficar ignorante, ou então não sei o que se está a passar com este sistema de avaliação. Tudo bem que é importante ter conhecimentos sobre geometria, mas esta pergunta é um insulto para professores, para os alunos, para os matemáticos deste país e, atenção, pode parecer estanho, mas também o é para a própria ministra da educação que após isto podia enfiar a cabeça na areia.

Bom, continuando com o espectáculo no circulo Hugo Cardinali, ups desculpem, sobre o respeitoso assunto que é o ensino Português para estes ministros, a pergunta que se segue é a seguinte:

Eu: - Mas esperem lá, isto é um exame de matemática certo?

Blogger: - sim, é o que diz no cabeçalho.

Eu: - ahh ok, era só para confirmar.

Isto é ridículo, adivinhar a figura que vem a seguir?? A única figura que eu vejo que muito provavelmente venha a seguir e a figura de parvo do aluno que leu esta pergunta… Esta pergunta é a mesma coisa que um puto que anda ao pontapé a uma caixa e vai tentar adivinhar qual é a figura que vem a seguir de um dos lados do cubo, ahhh esperem ééé´um triângulo? Não, Miguel! Como é óbvio e um quadrado. Ahhh gaita!

Bem, por último e porque já me dói a parede abdominal de tanto rir, a 12ª pergunta deste magnifico exame. Repare o meu caro Blogger que o aluno ao chegar a esta parte, parte B, pensará que a dificuldade aumentará…. E de facto aumenta, mas é a dificuldade de perceber onde é que estavam com a cabeça os senhores professores que fizeram este exame!


Lembram-se daquele grupo muito fraquinho de humoristas portugueses, qualquer coisa de gatos não sei das quantas, esses mesmo, do sketch que eles fizeram sobre o curso do Sócrates (não o elogio tanto, pois não preciso nada desse individuo, a não ser que ele pare de me roubar, já bem basta os criminosos que há por ai), em que o “Sr. Engenheiro” tinha de adivinhar umas figuras, no fundo e idêntico a isto.


Bom já e tarde, vou entrar em época de exames, tenho de estudar… mas esperem lá, o que é que vocês têm a ver com a minha vida! Eiht! FUI

PS: Estou seriamente a ficar preocupado com a minha reforma… a julgar pelo nível de exigência deste ensino.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não fazia ideia de que o exame do 6º ano fosse tao difícil! Só espero que o exame nacional de matemática de 12º ano seja assim ah ah ah.