quarta-feira, 24 de março de 2010

Round 1, Takeeee 5

Eis um tema que trago hoje "à baila" (por acaso tenho alguma curiosidade em saber de onde vem este termo, fica para depois...), métodos de aprendizagem. Por muito que, alguns ministros ou até mesmo Primeiros-Ministros tente que este tema passa ao lado de todos os portugueses, é inevitável questioná-lo. Se bem me recordo, não foi há muito tempo que uma certa pessoa, considerada Ministra da Educação por um sujeito considerado Primeiro-Ministro, saltava por cima de todas as propostas, se é que alguma vez leu alguma, acerca de métodos de avaliação e aprendizagem.

Pois bem, na semana passada, durante uma certa aula de Economia 1 (Microeconomia para quem não sabe, cadeira à qual já passei) numa tentativa de explicação de um conceito da matéria leccionada, por parte de um professor a um aluno e ao fim de várias tentativas, estes não estão de modos e envolvem-se em actos de pancadaria… hummm se bem entendo, a reflexão que retiro deste acontecimento é a seguinte, das duas uma, ou o professor não pescava nada da matéria e por mais que se esforçasse, não se conseguiria exprimir o que queria transmitir aos alunos, ou o aluno teria uma capacidade de aprendizagem muito reduzida. Bom, conflitos a parte, a ideia que tenho do professor (escusado será dizer que, quando foi meu professor, expulsou-me de uma aula) é de que, e sem querer insultar alguém, é boa… Mentiraaa, é péssima!! Para além, efectivamente não perceber nada do que diz, tem, como é que se diz… dificuldade de expressão.

O desfecho deste episódio foi, 7 pontos na cabeça do professor, um olho negro na cara do aluno! Fantástico, é que nem como lutador aquela personagem serve…

Termino assim dizendo que, este Governo que se prepare, porque se isto for assim, daqui para a frente, as aulas na faculdade terão de ser dados em pavilhões gimnodesportivos, o que acarreta gastos orçamentais extra em equipamento de luta.

Com os melhores cumprimentos (só um aperto de mão, não quero cá mais confianças!)

1 comentário:

Virgilio Alves disse...

Qualquer dia arriscam-se a levar com um exmo. Sr. Dr. Professor que utilize métodos chamados bárbaros pelos pais dos ditos bárbaros, se é que me estou a fazer entender.

Cumprimentos do Exmo. Sr. Inspector.